Segundo um novo relatório da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, atualmente, o mundo declarou mais de 21o mil patentes essenciais padrão para 5G, envolvendo quase 47 mil famílias de patentes. Destes, a China ocupa o primeiro lugar, declarando 18 mil famílias de patentes, representando cerca de 40% do total mundial. Os países ou regiões-alvo com o maior número de patentes padrão 5G – essenciais são, em ordem, os Estados Unidos (46 mil), China (39 mil) e Europa (31 mil).
De acordo com os dados publicados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês) do governo chinês, até hoje, a China totalizou 1,615 milhão de estações base 5G, formando a maior rede 5G do mundo, além de desenvolver mais de 413 milhões de usuários de telefones móveis 5G. O 5G está formando um efeito facilitador em muitos cenários de aplicação típicos, como indústria, saúde, educação e transporte. Eles cobrem 40 das 97 grandes categorias da economia nacional, e os casos de aplicação 5G totalizam mais de 20 mil.
Xangai tem maior estação base 5G da China
Recentemente, o repórter do The Paper soube do Departamento de Gestão de Comunicação de Xangai, até abril de 2022, foram construídas e abertas 51.716 estações base 5G na cidade de Xangai. A taxa média de crescimento anual da estação base 5G é superior a 65%. A densidade da estação base 5G atingiu 8,2 unidades/quilômetro quadrado, ocupando o primeiro lugar na China.
Até abril de 2022, as três empresas de telecomunicações básicas de Xangai acumularam o desenvolvimento de 9,301 milhões de assinantes de telefone móvel 5G, o que representa 21,3% dos assinantes de telefone móvel. O tráfego de acesso de assinantes de internet móvel 5G atingiu 120 milhões de GB, representando mais de 30% do tráfego de acesso à internet móvel; E desde junho de 2019, as empresas de telecomunicações básicas da cidade totalizaram 37,56 bilhões de yuans em investimentos em ativos fixos, dos quais 12,30 bilhões de yuans em 5G, representando 32,8% do investimento em ativos fixos.
Conforme as informações reveladas pelo Ministério, a tecnologia 5G já entrou em um período crítico de aplicação em larga escala na China. O próximo passo será aderir ao princípio de avanço moderado, acelerar a construção de infraestrutura de dados, como 5G, rede óptica gigabit e construção de data center, aprofundar a convergência da rede digital, a convergência da rede computacional e o desenvolvimento sinérgico da borda da nuvem para melhorar a profundidade e a amplitude da cobertura.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: The Paper; Diário do Povo