Representantes dos países BRICS (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reuniram-se em um encontro virtual, nesta quarta-feira (25), para oficializar o estabelecimento do comitê de cooperação espacial do BRICS. O comitê é considerado um novo marco para a utilização conjunta de satélites de sensoriamento remoto da Terra e cooperação sobre exploração de uso pacífico do espaço.
Zhang Kejian, diretor-geral de Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional da China disse que o presidente Xi Jinping atribui grande importância ao desenvolvimento dos países BRICS. Ele salientou que a China está disposta a trabalhar junto com os países do mundo, incluindo os BRICS, para acelerar a implementação da agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, promover firmemente a implementação da iniciativa de desenvolvimento global e construir juntos uma comunidade de desenvolvimento global.
Zhang destacou que o estabelecimento da Comissão Conjunta dos BRICS orientará a cooperação dos satélites de sensoriamento remoto da Terra, promoverá um nível mais elevado de cooperação entre as agências espaciais em áreas como proteção ambiental, prevenção e mitigação de desastres e resposta às mudanças climáticas. Além disso, a comissão fará o compartilhamento eficiente de dados e dará um novo impulso à cooperação estratégica dos países BRICS.
Durante o encontro, as agências espaciais dos cinco países apresentaram suas atividades espaciais realizadas nos anos passados e a implementação do Acordo de Cooperação em Constelação de Sensoriamento Remoto por Satélite entre os países BRICS. Além disso,e assinaram o Documento sobre os Termos de Referência do Comitê Conjunto de Cooperação Espacial do BRICS, a Especificação Técnica para o Intercâmbio de Dados em Constelação de Sensoriamento Remoto por Satélite entre os países BRICS e os Procedimentos de Implementação para a Observação Conjunta em Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS.
Os participantes expressaram suas congratulações pelo estabelecimento da Comissão Conjunta BRICS de Cooperação Espacial, sua satisfação com o desenvolvimento de procedimentos para compartilhamento de dados e observação conjunta de constelações de satélites de sensoriamento remoto pelas agências espaciais BRICS, e suas boas-vindas pelo estabelecimento do Centro de Dados e Aplicações de Constelações de Satélites de Sensoriamento Remoto BRICS (China).
Os participantes concordaram em melhorar continuamente a capacidade da constelação de satélites de teledetecção do BRICS, fazer esforços concertados para pôr em prática a eficácia dos dados da constelação e contribuir conjuntamente para o desenvolvimento econômico e social sustentável dos países BRICS.
A constelação é composta por satélites dos BRICS, incluindo satélite de Observação da Terra GaoFen-6 e Gaofen3-02 da China, o satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-04A), desenvolvido por meio de uma parceria entre o Brasil e a China, satélite russo Star Series V, e o satélite indiano de Recursos Terrestres 2 e 2A. Os dados do satélite de constelações estão disponíveis em estações terrestres em Sanya, China; Cuiabá, Brasil; região de Moscou, Rússia; Shad Nagar-Hyderabad, Índia; e Hatebishoek, África do Sul.
Membros do Grupo de cooperação em Constelação de Sensoriamento Remoto por Satélite do BRICS, representantes dos departamentos diplomáticos de várias partes, representantes de departamentos de agências espaciais e representantes de empresas relevantes todos participaram da reunião.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CNSA