De acordo com a consultoria Gartner, a receita do mercado global de semicondutores aumentou 26,3% em 2021, causado pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, mas uma proporção maior se deve ao aumento do preço dos dispositivos semicondutores.
Com a desaceleração do maior demandante de semicondutores, incluindo smartphones este ano, o impulso de crescimento desse mercado neste ano virá principalmente de aumentos de preços. A previsão é de que haja uma desaceleração em 2023 e 2024.
Sheng Linghai, vice-presidente de pesquisa da Gartner, disse que, embora o mercado geral ainda esteja sem estoque, especialmente em áreas específicas (concentrada em mercados com forte demanda como industrial e automotiva), desde o segundo semestre do ano passado, o mercado de semicondutores começou a ver um excesso de oferta de alguns produtos, principalmente nas áreas de comunicações e celulares.
Quanto à indústria chinesa de semicondutores, o limite superior também está subindo. No sistema de fornecimento global, o papel dos semicondutores chineses ainda tem muito espaço para crescimento.
Segundo Sheng Linghai, dez anos atrás o limite de renda dos 10 principais fabricantes chineses de semicondutores era de cerca de US$200 milhões, mas até 2021, esse limite foi aumentado para quase US$500 milhões. Durante o ano passado, a maioria das empresas cresceu rapidamente.
Ele destacou ainda: “No passado, os fabricantes nacionais entravam no mercado principalmente com baixo custo e participavam de uma competição de baixa dimensão. Agora que eles cresceram até certo ponto, o desafio que enfrentam é que não podem conquistar mais mercados através do ‘follow model’.” Assim, as empresas chinesas de semicondutores devem primeiro encontrar uma maneira de aumentar sua participação de mercado para mais de 10% e, em seguida, considerar se devem continuar a obter mais receita no mercado segmentado ou desenvolver outra faixa.
Fonte: 21st Century Business Herald