No dia 10 de abril, foi divulgado o “Parecer sobre a Aceleração da Construção de um Mercado Nacional Unificado”, do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho do Estado.
De acordo com reportagens da CCTV, um grande mercado unificado refere-se ao estabelecimento de um mercado nacional com sistemas e regras básicas unificados, além de instalações de mercado de alto padrão, integração de alto nível dos mercados de recursos, commodities e serviços.
Ao mesmo tempo, a supervisão do mercado deve ser justa e unificada, regulando ainda mais a concorrência de mercado imprópria e intervenção no mercado.
Yang Delong, economista-chefe da Qianhai Kaiyuan, disse que a introdução oficial dos pareceres é um documento programático importante para a China quebrar as divisões regionais, estabelecendo um mercado nacional com padrões de integração de mercado de capitais.
“O parecer se concentra no planejamento de médio e longo prazo, e faz importantes implantações em indústrias emergentes estratégicas, como mercados de nova energia e fatores tradicionais, ao mesmo tempo em que envolve muitos campos, incluindo energia, infraestrutura tradicional, big data, logística, armazenamento de energia etc”, Yang Delong apontou.
Fonte: The Paper; Diário do Povo