Tecnologia Economia

China é o segundo em poder de computação e o primeiro em taxa de crescimento

O relatório de avaliação de Índice de Poder de Computação Global 2021/2022, compilado em conjunto pela IDC, Inspur Information e Instituto de Pesquisa da Indústria Global da Universidade de Tsinghua, foi publicado em Pequim.

O relatório mostra que, para cada aumento de 1 ponto no índice de poder computacional, a economia digital e o PIB crescem 3,5% e 1,8%, respectivamente.

O aumento do investimento em poder de computação em um país ou região pode levar ao crescimento econômico, e esse crescimento tem efeitos multiplicadores e de longo prazo.

Quando o índice de um país atinge 40 pontos ou mais, a força motriz para o crescimento do PIB aumenta 1,5 vezes para cada aumento de 1 ponto no índice. E para países com 60 pontos ou mais, a cada aumento no índice, a força motriz para o crescimento do PIB aumenta 3 vezes.

Do ponto de vista dos rankings nacionais, a maioria dos países melhorou suas pontuações de poder computacional, e a China tem o maior aumento no índice.

Os resultados da avaliação mostram que os Estados Unidos e a China ocupam os dois primeiros lugares, com 77 pontos e 70 pontos, respectivamente, e estão na liderança juntos. Os países perseguidores pontuam entre 40 e 55, são elas Japão, Alemanha, Reino Unido, França e outros 7 países. Aqueles com pontuação inferior a 40 são países iniciantes, como Brasil, Índia, Itália e outros 6 países.

O relatório apontou que a divisão dos campos de cada países amostrados não mudou em relação ao ano anterior, e o padrão de poder de computação de vários países do mundo já tem a sua forma inicial.

Os EUA e a China, como países líderes, aumentaram ainda mais seu domínio global em poder de computação.

 

Fonte: IT Home