O Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, pela sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira (15) o desempenho econômico nacional de janeiro e fevereiro de 2022. Os dados mostram que nos dois primeiros meses do ano, a economia da China continuou a se recuperar de forma constante, a demanda de produção cresceu rapidamente, e o desenvolvimento de alta qualidade fez novos progressos.
Produção industrial e fabricação de alta tecnologia acelera
De janeiro a fevereiro, o valor agregado das empresas industriais acima do tamanho designado aumentou 7,5% em relação ao ano anterior, 3,2% pp (pontos percentuais) acima crescimento esperado.
O setor de serviços continuou a se recuperar, enquanto o setor de serviços modernos cresceu rapidamente. Durante esse período, o índice de produção da indústria nacional de serviços aumentou 4,2% em relação ao ano anterior.
O total de vendas no varejo de bens de consumo nos primeiros dois meses de 2022 foi de 7,442 trilhões de yuans, um aumento anual de 6,7%, superando a expectativa do mercado de 4,3%.
Fu Linghui, porta-voz do NBS e diretor do Departamento Nacional de Estatísticas Econômicas Abrangentes, disse que, em geral, a economia se recuperou bem de janeiro a fevereiro. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que o ambiente externo ainda é complexo e severo, e o desenvolvimento econômico da China enfrenta muitos riscos e desafios.
Fonte: Diário do Povo