Economia

Moeda chinesa é a quarta mais negociada do mundo, superando o iene japonês

O renminbi, a moeda chinesa, se tornou uma das moedas de pagamentos internacionais mais populares do mundo no final do ano passado. Em dezembro de 2021, o renminbi foi a quarta moeda mais negociada do mundo, superando o iene japonês.

O último relatório da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT), divulgado na quarta-feira (19/01), mostrou que a atividade de transações em yuan atingiu o segundo nível mais alto já registrado em dezembro, com uma participação subindo de 2,14% do mês anterior, para 2,7%.

Durante a última década, a popularidade do renminbi cresceu de forma constante. Os fundos globais aumentaram suas participações em títulos do governo chinês para um nível recorde no mês passado.

Ao mesmo tempo, a estabilidade da moeda chinesa no contexto da valorização do dólar (US$) também o tornou cada vez mais procurado tanto na China quanto no exterior. O renminbi e o rublo russo foram umas das poucas moedas que subiram em relação ao dólar no ano passado.

Ray Dalio, fundador da empresa com maior hedge funds do mundo, o Bridgewater Fund, disse recentemente que espera-se que o papel do renminbi seja mais impactante nos próximos anos, com mais comércios internacionais e transações financeiras em renminbi.

Em outubro de 2010, a SWIFT, que processa informações de pagamentos internacionais para mais de 200 países e regiões e mais de 11 mil instituições financeiras, começou a rastrear a moeda chinesa pela primeira vez. Na época, o RMB ocupava apenas o 35º lugar em pagamentos internacionais.

Nas estatísticas de dezembro, a participação do dólar no cenário internacional chegou a 41%, liderando a lista pelo sétimo mês consecutivo. Já o euro caiu para um mínimo de oito meses, de 37%, ficando em segundo lugar.

A libra britânica ficou em terceiro lugar, onde ocupa desde 2011, enquanto o iene japonês foi superado pelo renminbi desta vez, sendo o último membro do TOP 5.

 

Fonte: Phoenix New Media