O bobsleigh, ou bobsled, é um esporte tradicional dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas foi somente em 2018 que os atletas chineses apareceram na modalidade olímpica.
Por muito tempo, a China não conseguia fabricar os trenós do esporte de maneira independente, e sua alta tecnologia e processo de fabricação complexo foram monopolizados por países estrangeiros.
Em 2021, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o MIIT, organizou uma parceria entre a China Aerospace Science and Technology Corporation com a China FAW Group, para desenvolver trenós de bobsleigh para duas e quatro pessoas.
E em setembro de 2021, os primeiros trenós chineses foram entregues, marcando um novo início em fabricações chinesas.
Tecnologias dos trenós
Os trenós usam tecnologia chinesa de material composto de fibra de carbono de grau T800. Depois de manipular o material, ele tem apenas 20% da densidade do aço e é duas vezes mais resistente, e é amplamente usado em foguetes e aviões Boeing 787.
Esse material composto de fibra de carbono reduz o peso dos trenós e, ao mesmo tempo, protege os atletas de lesões em colisões.
Outra tecnologia usada é o design de forma aerodinâmica. O pessoal do P&D usou cálculos de mecânica de fluidos e testes de túnel de vento e, após várias rodadas de testes, o coeficiente de resistência ao vento foi reduzido em mais de 5% em comparação com os trenós importados.
De acordo com os cálculos, o desempenho da competição pode ser melhorado em 0,3 a 0,5 segundos.
Fonte: IT Home