O Programa Espacial Chinês (CMS, sigla em inglês) anunciou, após 20 dias de reparo e manutenção, que o navio de rastreamento espacial, Yuanwang-3, partiu novamente para o Oceano Pacífico para realizar missões de monitoramento e comunicação do espaço marítimo.
Segundo as autoridades chinesas, o Yuanwang-3 é a segunda geração de navios de rastreamento espacial e foi projetado de maneira autônoma pela China. Desde que entrou em serviço em 1995, ele tem viajado para o Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico mais de 50 vezes, assume principalmente a missão de monitoramento e comunicação do espaço marítimo para satélites com alta, média e baixa órbita terrestre, espaçonave e módulo central da estação espacial. Em 20 anos a operação já realizou missões de monitoramento e comunicação do espaço marítimo para Shenzhou, Chang’e e Beidou.
Desde o início do ano, o navio Yuanwang-3 acumulou quase 120 dias de navegação, completou com sucesso quatro missões de monitoramento e controle marítimo, representado pela missão de voo tripulado Shenzhou XII, e navegou com segurança mais de 25.000 milhas náuticas.
“Esta é a nossa quinta missão oceânica deste ano. Antes da viagem, toda a tripulação completou todos os preparativos, como reabastecimento, aprovação de liberação e verificação do estado técnico, conforme planejado e com alto padrão, estabelecendo uma base sólida para uma viagem sem problemas”, diz o representante da missão Yuanwang-3.
Tradução: Mei Zhen LI
Fonte: IThome