Tecnologia

Universidade de Qingdao desenvolve tecnologia de transporte de células-tronco de impressão 4D

A equipe de pesquisa científica da Universidade de Qingdao recentemente propôs, pela primeira vez no mundo, a tecnologia chave para implantar vetores de células-tronco de impressão 4D em feridas. As informações são do jornal chinês, Diário do Povo.

A tecnologia fornece novas formas de tratamento de pacientes queimados com transplante de pele, resolvendo problemas de queimadura de pele e danos em grande escala à ferida.

De acordo com o professor Xu Wenhua da Universidade de Qingdao, atualmente existem dois métodos comumente usados para reparar danos cutâneos. Um é o enxerto de pele, que envolve o transplante de pele saudável para a superfície da ferida, no entanto, a remoção repetida da pele e o enxerto causarão muita dor ao paciente, podendo facilmente  deixar cicatrizes permanentes.

A outra forma é o uso de materiais de reparo artificiais, mas esse material é importado principalmente dos EUA, Japão, Coreia do Sul e outros países, resultando em alto custo de tratamento e longos ciclos de reparo.

Com a tecnologia de transporte de células-tronco de impressão 4D, proposta pela equipe do professor Xu Wenhua, é semelhante a um “band-aid”, sem enxerto de pele. Com esse “band-aid”, as células-tronco podem ser “fixadas” para obter uma rápida regeneração e reparação da pele da ferida.

 

Fonte: IT Home