De acordo com a pesquisa “Blue Book of Teenagers: Annual Report on The Internet Use by Minors in China (2020)”, publicada no dia 21 de setembro, 99,2% dos adolescentes da China têm acesso à internet. A pesquisa revelou que o primeiro contato de adolescentes ocorre cada vez mais cedo, concentrando-se entre as idades de 6 a 10 anos, com 78% dos menores de 10 anos tendo acesso à internet.
Com relação a dispositivos, o celular permanece como o principal meio de acesso à internet, sendo utilizado por mais de 80% dos menores de idade. Por sua vez, o desenvolvimento e a popularização das tecnologias de smart home e inteligência artificial resulta em 12.4% dos menores de idade utilizando robôs inteligentes para acessar a internet, e uma parcela de 19.9% dessa população usa smartwatch.
Influenciados pela cultura pop online, grande parte dos menores apresentaram o desejo de seguir carreiras como artistas, celebridades ou jogadores profissionais de games. Isso reflete, de certo modo, o reconhecimento destes cargos pela nova geração.
De acordo com os dados, a média anual de uso da internet entre os participantes é de 6.3 anos, na qual a durabilidade de um smartphone nas mãos de um estudante de ensino médio é de 4.87 anos, sendo a mais longa de 15 anos. A educação de famílias e escolas com o assunto ainda é insuficiente, havendo problemas como informações enganosas, invasão de privacidade e inúmeros riscos virtuais que arriscam a saúde mental dos menores de idade chineses.
Fonte: eastmoney.com; caixin.com