A 99, plataforma de mobilidade controlada pela DiDi, colocou a mobilidade elétrica no centro das discussões da COP30, encerrada em 22 de novembro de 2025 em Belém. A empresa defendeu a ampliação da infraestrutura de carregamento, apresentou resultados da categoria 99electric-Pro e afirmou que o modelo chinês de gestão de frotas elétricas pode acelerar a descarbonização no Brasil, que já opera com 88,2% de energia renovável, segundo a EPE.
A plataforma informou que sua frota de elétricos e híbridos no país já reúne mais de 30 mil veículos, realizou 27 milhões de viagens e evitou 31.200 toneladas de CO2 desde 2024. Em 2025, o “ride-hailing ” deve alcançar penetração de 32,8%, segundo a Statista, em meio a congestionamentos frequentes e custos elevados de combustíveis.
A infraestrutura de carregamento cresce entre 12% e 15% ao ano, com mais de 16.800 pontos públicos e semipúblicos ativos em meados de 2025. Esse avanço permitiu que motoristas da 99electric-Pro aumentassem seus ganhos médios em 60% em comparação aos condutores de veículos a combustão, segundo dados da empresa.
Montadoras chinesas ampliaram participação com quase 25 mil vendas de elétricos e híbridos em outubro de 2025. Durante a COP30, modelos elétricos fabricados na China serviram como carros oficiais de Lula e de outras delegações. Na China, 68% dos quilômetros percorridos na DiDi em 2024 foram feitos por EVs.
A 99, que lidera a Aliança Brasileira de Mobilidade Sustentável, mantém a meta de elevar a participação de veículos elétricos para 15% das vendas de novos carros até o fim de 2025 e apoiar a instalação de 10 mil carregadores públicos. Em Belém, a empresa também opera motos elétricas em parceria com a Riba Brasil.
Segundo estimativas da ShineGlobal, a infraestrutura brasileira deve alcançar escala adequada entre 2027 e 2028, período em que o ciclo global de investimentos verdes deve atingir seu pico.
Fonte: sina.com.cn


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